Planejamento do SITE e sua importância.

Planejamento do Site é a nova onda do marketing corporativo

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Apenas um click e pronto. Os acessos à internet não deixam a desejar e o acesso a qualquer tipo de informação é num instante, além de auxiliarem na visibilidade de sua marca. Mas como todos os prós também são acompanhados dos contras, preciso te falar uma realidade: criar um site idêntico ao do concorrente vai surtir um efeito reverso, a grana investida vai para o espaço e você provavelmente vai se frustrar quando descobrir que todos os esforços de planejamento do site entraram pelo ralo.

Para tirar qualquer projeto do papel, os requisitos básicos são: inovação e criatividade. O velho marketing tinha os famosos 4P’s (produto, preço, praça e promoção) como pilares de sustentação para um bom planejamento. Atualmente, sua versão digital ganhou novas formas e é composta por 8 novos P’s (pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão), que desde 2011 vem sendo explorado.

Você precisa apresentar algo que simplifique a vida, que atenda as necessidades reais dos clientes. Isso também é válido para o planejamento do site: ser diferente, atrair a atenção do consumidor com algo que ele realmente queira ou precise, ser inovador. Sua empresa está mesmo à um click, ou para ser lembrada ou ser esquecida, até que provem ao contrário.

Antes mesmo de divulgar um site na internet, realizar uma boa análise com as partes interessadas (Stakeholders) e um planejamento de mercado é essencial para organizar as informações e todas as etapas do desenvolvimento do projeto. Desta forma, você minimiza problemas futuros e evita gastos desnecessários.

Para o planejamento do site ser nota 10, o primeiro passo é definir os objetivos, pois é com base neles que outras decisões pertinentes ao projeto serão tomadas, como por exemplo a observação do cenário atual onde o site será inserido. Essa estratégia é feita conhecendo os objetivos e os concorrentes primários. Você pode visitar os sites alheios e buscar algum diferencial compatível às necessidades dos seus consumidores.

Por falar em consumidores, é definindo uma visão amplificada de mercado que se chega ao ponto crucial, no caso, nosso público-alvo.

O tipo de conteúdo é a segunda parte mais importante para o planejamento do site. Na maioria das vezes conquistamos clientes pela qualidade geral do projeto, por isso mesmo o conteúdo deve ser pensado como uma estratégia para a comunicação com o potencial cliente da sua marca. Colocando esta fase em prática, deve-se acomodar as informações de acordo com o grau de interesse, como se fosse a hierarquia de uma empresa, os assuntos mais relevantes ao público sempre estarão em destaque.

Passando por estas duas primeiras etapas, projetar uma estrutura gráfica que proporcione identidade única à marca e exclusiva interação com o público são outros pontos que se deve levar em consideração para o planejamento do site. Desta forma, fica muito mais fácil prever as funcionalidades de navegação e mensurar os resultados adquiridos que tal ferramenta é capaz de alcançar.

Pensando nisso, a EMBI como agência de propaganda exclusiva para o marketing digital, tem o cuidado de planejar estratégias viáveis para cada cliente, valorizando os objetivos distintos de cada marca. Com um planejamento voltado exclusivamente para sites, sua empresa atinge o patamar que desejar e com a ajuda de nossos profissionais este caminho será percorrido com qualidade e eficiência.

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